Zambiasi defende aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Da Redação | 31/03/2010, 16h55

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) ocupou a tribuna, nesta quarta-feira (31), para pedir a aprovação urgente do projeto de lei do Senado (PLS 354/89), de autoria do ex-senador Francisco Rolemberg, que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Na visão de Zambiasi, o descarte incorreto de resíduos sólidos representa um dos mais graves problemas ambientais atualmente, dado que 80% das cidades jogam o seu lixo diretamente na natureza.

- Este projeto prioriza a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes terão de investir para colocar no mercado artigos recicláveis e que gerem a menor quantidade de resíduos sólidos - disse.

A proposição defendida por Zambiasi tramita no Congresso Nacional há 21 anos, juntamente com outras 140 proposições semelhantes, e graças a um consenso entre governo, empresários, ambientalistas e, principalmente, entidades de reciclagem pôde finalmente ser aprovado na Câmara dos Deputados, na forma de um substitutivo. A matéria retornou ao Senado na última terça-feira (25), e aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Em apartes, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Marco Maciel (DEM-PE) e Mão Santa (PSC-PI) parabenizaram Zambiasi pelo pronunciamento. Pedro Simon pediu ao colega de bancada que não abandone a política e não deixe de concorrer a algum cargo eletivo em 2010. Zambiasi, respondeu dizendo que sua decisão de não disputar eleições este ano, anunciada há algum tempo, é definitiva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: