Comissões realizam audiência pública sobre irregularidades na Bancoop

Da Redação | 30/03/2010, 12h06

Matéria atualizada às 12h36

As denúncias de irregularidades na Cooperativa dos Bancários (Bancoop), envolvendo aplicação de recursos dos fundos de pensão Previ (Banco do Brasil), Petros (Fundação Petrobras) e Funcef (Fundação dos Economiários Federais) estão em debate neste momento em audiência pública conjunta no Senado Federal. A reunião é promovida pelas Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Direitos Humanos (CDH).

Foram convidados João Vaccari Neto, ex-presidente do Bancoop e atual tesoureiro do PT; além de Pedro Dallari, advogado da cooperativa; José Carlos Blat, promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo e Lúcio Bolonha Funaro, corretor de câmbio.

Blat enviou correspondência à Comissão, alegando não poder comparecer, mas enviou um documento com o teor das acusações contra os dirigentes da Cooperativa.

Logo que a audiência começou, sob a presidência do senador Renato Casagrande (PSB-ES), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) pediu sua inscrição para fazer perguntas, lamentando que o Senado esteja esvaziado, às vésperas dos feriados da Páscoa. Para o líder do PSDB, a estratégia do governo é clara: permitir o depoimento de Vaccari na CMA para alegar a falta de necessidade da ida do ex-presidente da Bancoop à CPI das ONGs.

- Vamos acompanhar suas palavras na Comissão, mas o foro adequado para o depoimento de Vaccari é a CPI, que tem atribuições de quebrar sigilos e tomar providências jurídicas coercitivas - afirmou.

O autor do requerimento, senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembrou ter apresentado requerimento semelhante na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que foi rejeitado. Ele disse que proporá que a CPI faça uma acareação entre Vaccari e Funaro, o corretor de câmbio que ainda não havia comparecido à Comissão, até o momento.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: