José Nery lembra os 127 anos de Abaetetuba
Da Redação | 24/03/2010, 20h39
O senador José Nery (PSOL-PA) registrou em Plenário nesta quarta-feira (24) a passagem dos 127 anos de emancipação política do município paraense de Abaetetuba, sua terra natal. Ele frisou a importância política, econômica e social da cidade de 350 mil habitantes para a região do Baixo Tocantins.
Segundo o parlamentar, Abaetetuba é cidade-pólo de uma região que abrange os municípios de Moju, Igarapé-Miri e Barcarena, sendo Abaetetuba a sexta maior cidade do estado.
A atividade econômica predominante no município, prosseguiu, é o terceiro setor (comércio e serviços), que conta com uma ampla rede de estabelecimentos das mais diversas atividades. Apesar ter menor participação na economia, a atividade industrial vem crescendo nos últimos anos, especialmente nos setores alimentício e de beneficiamento de produtos agro-florestais.
- No setor agro-florestal, o município se destaca como o segundo maior produtor de açaí do Pará, o terceiro maior produtor de bacuri e de cupuaçu e como o maior produtor de manga do estado. É ainda o quinto maior pólo pesqueiro do estado, apresentando grande produção de camarão e caranguejo - disse Nery.
O senador também falou sobre os elementos históricos, paisagísticos e culturais da cidade, no que destacou o Festival do Miriti (MuritiFest). O evento, que acontece desde 2004 no mês de abril, promove o artesanato de miriti e o trabalho dos artistas da região, atraindo visitantes de todo o estado.
- O MuritiFest tornou-se em pouco tempo a maior manifestação cultural do Baixo Tocantins - disse.
Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) se associou à homenagem.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: