CAE aprova empréstimo para saneamento em Santa Catarina
Da Redação | 17/03/2010, 12h44
O programa de saneamento ambiental de Santa Catarina deve ganhar um reforço com a decisão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) de aprovar nesta quarta-feira (17) autorização de empréstimo de 14,4 bilhões de ienes da Japan International Cooperation Agency (Jica) à Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan).A proposta, que teve como relator o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), será analisada pelo Plenário do Senado em regime de urgência.
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) destacou a celeridade na tramitação do projeto, que considera fundamental para ampliar a oferta de saneamento ambiental em Santa Catarina. Ela agradeceu ao relator o empenho em apresentar logo seu parecer, para viabilizar o empréstimo antes do fechamento do ano fiscal no Japão, no dia 31 deste mês.
O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) ressaltou as condições favoráveis do empréstimo (25 anos de prazo e juros anuais de 1,2%) e o volume dos recursos, o correspondente a R$ 280 milhões. O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) citou o trabalho pioneiro da Jica, entre 1977 e 1978, no apoio à agricultura em Minas Gerais, e se declarou satisfeito por verificar que esse suporte ao Brasil continua mais de 30 anos depois, na área de saneamento de Santa Catarina.
Representantes da Jica e da Casan acompanharam na CAE a votação da proposta de empréstimo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: