Lúcia Vânia defende aprovação da PEC da Juventude

Da Redação | 11/03/2010, 19h26

Em pronunciamento nesta quinta-feira (11), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional da Juventude (PEC 42/08), de autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), porque contribui para a consolidação das políticas públicas destinadas aos jovens do país.

Lúcia Vânia destacou que a matéria foi aprovada sem nenhum voto contrário pela Câmara dos Deputados e chegou ao Senado em novembro de 2008, onde foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Atualmente, a proposta aguarda votação em dois turnos no Plenário da Casa.

De acordo com Lúcia Vânia, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2006, havia no Brasil 50,5 milhões de brasileiros e brasileiras com idade entre 15 e 19 anos, o que corresponde a 28% da população do país.

Na avaliação da senadora, o peso numérico e o fato de suas condições sociais terem impacto no presente e no futuro do país já justificariam a criação de políticas públicas específicas para esse segmento da população.

Marginalidade

Em seu discurso, Lúcia Vânia disse ainda que o Brasil está perdendo a sua juventude para o tráfico e a marginalidade, citando o uso generalizado do crack e as dificuldades enfrentadas pela população no combate à substância, resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada.

Lúcia Vânia reconheceu ainda que "as políticas públicas para a juventude, de todos os governos, fracassaram, apesar dos esforços e dos diálogos travados a respeito do assunto".

- É preciso que haja uma urgente preocupação no sentido de buscar uma linguagem que atraia esses jovens para a escola, para o esporte, para um lazer benéfico - afirmou.

Como exemplo de política pública voltada aos jovens, Lúcia Vânia citou projeto em curso na cidade de Anápolis que prevê a construção de várias praças equipadas com pistas de skate e motocross, nas quais os jovens têm oportunidade de conhecer a importância da prática de esportes para se manter longe das drogas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: