Cícero Lucena ressalta a importância do atendimento inicial aos doentes
Da Redação | 05/03/2010, 15h30
Ao discursar durante a sessão plenária desta sexta-feira (5), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) salientou a importância da universalização dos sistemas de saúde, para possibilitar o atendimento inicial e efetivo aos doentes, antes que a doença se agrave. Para ele, o Programa Saúde da Família, criado no governo de Fernando Henrique Cardoso, representou justamente isso: uma porta de entrada ao tratamento de saúde, acessível a todos.
Cícero Lucena, que foi prefeito de João Pessoa (PB) a partir de 1997, afirmou que não havia uma única equipe de saúde da família na cidade, quando ele assumiu.
- Fico satisfeito ao dizer que, quando deixei o cargo, havia 180 equipes, com um sistema totalmente informatizado e atingindo o público alvo, ou seja, todos aqueles que não possuíam Plano de Saúde. Também providenciamos um dentista para cada equipe - afirmou.
Segundo Cícero Lucena, as equipes enviavam dados sobre prontuário, consultas e medicamentos das pessoas, para serem armazenados na Secretaria de Saúde Estadual. Esse sistema era particularmente útil para controlar os estoques de remédios de uso contínuo, de acordo com o número de doentes, explicou.
Em aparte, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) lamentou que não haja preocupação com o atendimento inicial do doente porque, se fosse melhor e mais completo no primeiro instante, o doente não precisaria, mas tarde, de cuidados mais especializados e caros. Para ele, seria muito bom acabar com o turismo dos doentes das pequenas localidades para as cidades-polo, porque não tiveram acesso ao atendimento apropriado.
Oposição com responsabilidade
O senador disse, ainda, que o Brasil está desacostumado a fazer oposição com responsabilidade, lamentando que muitos integrantes do próprio PSDB fiquem cobrando que "o partido não sabe fazer oposição".
- Mas tivemos um bom exemplo no Senado do que é fazer oposição com seriedade, através de uma proposta do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que pretende aprimorar o Bolsa Família, um programa bom que merece ser melhorado. Foi o PSDB que implantou a semente da Bolsa Família, e agora quer valorizar seu desempenho com regras de desempenho escolar, mas andam dizendo que, se ganhar, o partido acabará com o Programa, o que é totalmente falso - protestou.
Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou ser "um absurdo" dizer que a oposição quererá acabar com o Programa Bolsa Família, uma vez que foi o PSDB que criou esse programa e agora está querendo aprimorá-lo com a exigência de bom desempenho escolar. Mas estão chamando a medida de fazer "crueldade com os alunos".
- Crueldade é não valorizar o bom desempenho do aluno. Será que foi crueldade quando a Coréia do Sul ou o Japão, passou a exigir mais dos alunos? Acho que não, porque foi a Educação de qualidade que serviu de alicerce para o desenvolvimento desses países - explicou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: