Sarney lembra em São João Del-Rei legado de Tancredo para a democracia

Da Redação | 04/03/2010, 21h15

Autoridades, parlamentares, prefeitos da região, familiares e populares participaram nesta quinta-feira (4) da visita ao túmulo do ex-presidente Tancredo Neves, em sua cidade natal, São João Del-Rei (MG), como parte das solenidades em homenagem ao político mineiro nos cem anos de seu nascimento. A redemocratização do Brasil como o maior legado de Tancredo foi lembrada em todos os pronunciamentos.

O presidente do Senado Federal, José Sarney, comparou o ex-presidente mineiro a uma pedra que, como o mármore, não se modifica, não se desgasta.

- Tancredo foi o grande herói nacional, o maior de todos os políticos brasileiros dos tempos contemporâneos - afirmou Sarney, emocionado.

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, reiterou que Tancredo sempre foi um homem do diálogo, um homem ameno, que sabia receber e ouvir as pessoas, e era incansável na sua postura de buscar as melhores soluções para o país. Teve o porte de um líder que sacrifica a própria vida pelos valores da pátria, acrescentou.

Aécio fez também uma homenagem a José Sarney, pela "dignidade e serenidade com que conduziu o país, no seu momento mais difícil, enfrentando os obstáculos, sem jamais trair o legado de Tancredo".

O governador lembrou que foi ao então presidente Sarney, no Palácio da Alvorada, tendo em mãos discurso do seu avô, no qual Tancredo revelava um dos seus grande sonhos: um núcleo de educação e formação dos jovens da sua terra natal. Aécio apresentou e conseguiu aprovar, no Congresso Nacional, projeto de federalização da Fundação de Ensino Superior de São João Del-Rei, promulgado por Sarney, a quem agradeceu o gesto de apoio para a concretização da Universidade Federal de São João Del-Rei.

A cerimônia foi encerrada com a voz da cantora Fafá de Belém, interpretando o Hino Nacional, uma marca do movimento "Diretas já", nos anos 80, pelo restabelecimento das eleições diretas para Presidência da República.

Também estiveram presentes à solenidade os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Francisco Dornelles (PP-RJ), os deputados federais Ciro Gomes (PSB-SP), Paulo Delgado (PT-JF) e o prefeito de Belo Horizonte, Marcos Lacerda (PSB-MG), entre outros.

Da Redação / Agência Senado 
(Com informações da Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: