Rio + 20 é 'vitória do Senado', diz Collor

Da Redação | 25/02/2010, 13h36

O senador Fernando Collor (PTB-AL) classificou nesta quinta-feira (25) como uma "grande vitória do Senado" o anúncio, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da realização em 2012, no Rio de Janeiro, da conferência Rio + 20, sobre meio ambiente e desenvolvimento. Durante a conferência, representantes de todo o planeta retomarão os debates realizados durante a cúpula Rio 92, quando chefes de Estado e de governo do mundo inteiro se reuniram na capital fluminense.

- A proposta de realização da Rio + 20 foi encabeçada por mim e levada à ONU pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva - disse Collor durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ressaltou a importância da realização da nova conferência, que ocorrerá no mesmo ano em que termina a vigência do Protocolo de Kyoto sobre mudanças climáticas. Por sua vez, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) lembrou a participação de Collor na Rio 92, quando o atual senador era presidente da República.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) anunciou a realização no Ceará, neste ano, da segunda conferência internacional sobre áreas áridas e semiáridas. E o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ressaltou a importância de se retomar o debate sobre o meio ambiente e o desenvolvimento no Rio, 20 anos depois da cúpula global a respeito do tema.

- Hoje existe no mundo uma maior consciência ecológica e um ambiente mais favorável a novas propostas. É uma pena que ainda se esteja dando mais importância no Brasil a 2014 e 2016 do que a 2012, quando o futuro do mundo poderá estar sendo redesenhado - afirmou Cristovam, referindo-se à realização, no país, da Copa do Mundo e das Olimpíadas, nos próximos seis anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: