CCJ vai solicitar à Polícia Federal que nomeie 83 concursados excedentes

Da Redação | 03/02/2010, 12h14

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai enviar requerimento à Polícia Federal solicitando que o órgão nomeie 83 candidatos excedentes que passaram em concurso público que estabelecia, em edital, 200 vagas para apoio à segurança das fronteiras brasileiras. A sugestão, acatada pelo presidente do colegiado, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), foi feita nesta quarta-feira (3) pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES), no início da reunião da comissão.

- O presidente Lula e o ministro da Justiça já apoiaram a inclusão desses 83 excedentes, mas o superintendente da Polícia Federal está reticente em chamá-los. Estamos vendo, a toda hora, as fronteiras brasileiras desguarnecidas. Chamar esses excedentes seria indispensável. Por isso, acredito que essa comissão poderia referendar a nomeação - solicitou Camata.

Segundo Romeu Tuma (PTB-SP), que já foi delegado-geral da Polícia Federal, a instituição está com dificuldades orçamentárias para arcar com a nomeação dos 83 concursados.

- Não concordo muito com essa tese [de que a falta de recursos impede as novas contratações], porque há meios para se fazer uma complementação [orçamentária]. Concordo que essa comissão incorpore apelo para que os concursados sejam chamados - reiterou o senador por São Paulo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: