Dornelles pede à Câmara aprovação de projeto que inclui equipamentos entre os itens que podem gerar crédito de IPI

Da Redação | 08/12/2009, 20h56

Uma política que tenha como meta crescimento econômico com geração de renda e aumento de emprego com ampliação dos investimentos, deve investir em uma ousada política de exportação. Ao fazer essa observação, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) apelou às lideranças do governo na Câmara que trabalhem no sentido de aprovar o PLS 411/09, de sua autoria, que inclui os bens de uso e consumo e os bens de capital, como máquinas e equipamentos, entre os itens que podem gerar crédito de IPI.

- Como um país com a dimensão do Brasil não pode nem deve conduzir qualquer política cambial que não seja a do câmbio flutuante, é necessário um enorme esforço para reduzir o custo Brasil, que tem na sistemática tributária seu grande componente. Para atingir tal meta é necessário de imediato tomar medidas que impliquem na desoneração do IPI, do Cofins e do PIS - enumerou Francisco Dornelles.

O senador divulgou ainda o resultado da balança comercial no período de janeiro a novembro de 2009, anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento. As exportações brasileiras alcançaram US$ 138 bilhões, contra US$ 184 bilhões no mesmo período do ano anterior, o que representou uma queda de 23%. Dornelles registrou que a queda deveu-se sobretudo à crise que tomou conta dos Estados Unidos, da União Européia e da Argentina, importantes parceiros do Brasil no comércio externo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: