Proposta facilita crédito externo para municípios pequenos

Da Redação | 25/11/2009, 16h04

Municípios com menos de 100 mil habitantes poderão também ter garantias da União para contratar empréstimos no exterior, de acordo com proposição aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (25).

O projeto muda a Resolução nº 294/06 da Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), organismo vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que restringiu a análise de pedidos de operação de crédito externo de interesse de municípios, com garantia da União, àqueles com população superior a 100 mil habitantes.

A modificação aprovada pela CCJ suprime essa limitação e constitui o foco de parecer favorável do senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA), com emenda, a projeto de decreto legislativo (PDS 128/07) apresentado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).

A princípio, o parecer do relator acolhia integralmente o PDS 128/07, que propunha a suspensão da Resolução nº 294/06 com o argumento de que a Cofiex, ao editá-la, exorbitou em seu poder regulamentar. O autor do projeto sustentava ainda que o Senado Federal é, constitucionalmente, a instância competente para tratar de operações de crédito interno e externo dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Os dois argumentos invocados por Simon convenceram Antonio Carlos Junior, que criticou ainda o fato de a Resolução nº 294/06 "impedir injustificadamente que municípios com população abaixo de 90 mil habitantes possam pleitear garantias da União em possíveis operações de crédito externo".

Inicialmente, o parecer de Antonio Carlos Junior conduzia à aprovação integral do PDS 128/07. Mas sofreu ligeira alteração com a apresentação de emenda pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS), que defendia a supressão apenas da restrição de ordem populacional da Resolução nº 294/06, mantendo seus demais dispositivos em vigor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: