Paraquedistas do Exército saltam com bandeira brasileira

Da Redação | 20/11/2009, 12h39

Em comemoração ao Dia da Bandeira, oito paraquedistas do Exército fizeram, nesta quinta-feira (19), saltos de apresentação no gramado em frente ao Congresso. O subtenente Agnaldo Luis da Silva Lourenço, do 20º Batalhão Logístico Paraquedista, saltou com a bandeira do Brasil, que foi entregue ao presidente do Senado, José Sarney.

A apresentação teve início às 12h, quando, de uma altura de 3.500 pés, saltaram o 3º sargento Carlos Henrique Kemper Riccioppo, da Companhia de Comando do Brigada de Infantaria Paraquedista; o cabo Flaudemi dos Santos Silva, do 26º Batalhão Paraquedista; o Cabo Anderson Luis Cordeiro, da Companhia de Precursores; e o 1º Tenente Rafael Grossi Leopoldino, do 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista. Os paraquedistas portavam as bandeiras da Brigada e da Equipe de Salto Livre, além de faixas e um mecanismo acoplado aos pés que produz fumaça colorida (fumígeno).

Em seguida, saltou o segundo grupo, que além do subtenente Agnaldo Lourenço, portando a bandeira brasileira, era formado pelo cabo Alexandre Neto Marques, do Campo de Instrução Paraquedista General Penha Brasil; o 3º sargento Luiz Antônio Campos dos Santos, do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar; e o cabo Cristiano Leite Ramos, do mesmo batalhão, que portou a insígnia da Brigada.

Em terra, a apresentação foi apoiada pelo subtenente José Carlos de Oliveira Paulino e pelo 1º sargento Patrício Giowany de Oliveira. Os saltos foram realizados de um avião Bandeirante do 3º Esquadrão de Transporte Aéreo da FAB, que decolou da Base Aérea de Brasília. Foram utilizados paraquedas desportivos, de 210 pés de área, e Sabre 2, de 150 pés de área.

A homenagem do Exército integrou o conjunto de atividades em celebração ao Dia da Bandeira, que contou com alunos do Colégio Militar portando bandeiras históricas do país e o hasteamento feito pelo presidente José Sarney e pelo primeiro vice-presidente da Câmara, Marco Maia. Também foi executado o Hino Nacional, pela Banda do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, acompanhado pelo Coral do Senado e pelo Coral do Colégio Militar de Brasília.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: