Documentário 'Perdão, Mister Fiel' será debatido em audiência

Da Redação | 18/11/2009, 19h04

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta quarta-feira (18), requerimento para audiência pública para discutir o documentário "Perdão, mister Fiel", que será exibido no Festival de Cinema de Brasília, em sessão prevista para essa sexta-feira (19). Autor do pedido, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), também presidente da comissão, esclarece que serão convidados o diretor do filme, Jorge Oliveira, e o agente da área de inteligência e repressão Marival Chaves, que comenta no filme a morte do operário Manoel Fiel Filho e o suposto esquartejamento do deputado Rubens Paiva, um dos desaparecidos políticos durante a Ditadura Militar.

Na mesma reunião, outros quatro requerimentos, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foram aprovados. Uma deles tem como finalidade a realização de debate sobre as relações trabalhistas e previdenciárias da Companhia Vale do Rio Doce, tanto no país como no exterior. A informação é de que, no Canadá, empregados da multinacional brasileira já estão em greve há 120 dias.

Outra audiência enfocará os problemas relacionados ao autismo, disfunção que afeta o desenvolvimento e a capacidade de comunicação. Paim propõe ainda debate sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade indígena Tapuya, do Santuário Sagrado dos Pajés, no Distrito Federal. Por último, ele requereu audiência para tratar da saúde do trabalhador na indústria da alimentação, dessa vez sob a ótica empresarial, já que a visão dos empregados foi exposta em debate já realizado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: