Simon sugere metas ambientais para o Brasil em Copenhague

Da Redação | 17/11/2009, 19h37

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriu em Plenário, nesta terça-feira (17), uma série de medidas relacionadas ao meio ambiente que, em sua avaliação, o governo brasileiro deveria se comprometer a implementar no país durante a realização da Conferência das Partes da Convenção do Clima ( COP 15 ), que será realizada em dezembro na capital da Dinamarca, Copenhague.

Criticando a efetividade do sistema de compra de crédito de carbono como mecanismo de redução da emissão de gases geradores do efeito estufa, Simon considerou fundamental para a superação da crise climática uma alteração no padrão de consumo das sociedades industrializadas, que tem como matriz energética os combustíveis fósseis.

Entre as atitudes que considera indicadas para o Brasil assumir em Copenhague, Simon propôs a definição de metas de redução de emissões de gases de efeito estufa; a aprovação de uma Política Nacional de Mudanças Climáticas; a redução do desmatamento em todos os biomas do país; e a adoção de políticas públicas voltadas a uma economia de baixa intensidade de carbono e ao uso intensivo de tecnologias alternativas.

Simon defendeu ainda a ampliação do número de unidades de conservação no Brasil, consideradas por ele como "a melhor esperança que a humanidade tem de recompor a biosfera terrestre para contrapor às mudanças climáticas".

- Essas áreas naturais [unidades de conservação] são autopropagantes e fundamentais para a restauração das áreas já alteradas pelo ser humano, conservam a biodiversidade e os milhares de serviços ambientais - disse.

O senador gaucho parabenizou ainda o presidente Luis Inácio Lula da Silva pelo compromisso anunciado em Paris, junto com o presidente Nicolas Sarkozi, de reduzir as emissões gases geradores do efeito estufa no Brasil, bem como o desmatamento na Região Amazônica.

Em aparte, Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Simon, alertando contudo, para o caráter limitado das medidas anunciadas por Lula. Para Cristovam, as ações visando a redução do efeito estufa para serem eficazes deveriam contemplar também restrições à produção de automóveis movidos a combustíveis fósseis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: