Congresso Nacional prepara comemoração dos 50 anos da revolução cubana e do Dia do Marinheiro
Da Redação | 06/11/2009, 18h08
O Congresso Nacional já tem programadas duas sessões solenes no mês de dezembro. Uma, no dia 1º de Dezembro, para comemorar os 50 anos da revolução cubana e outra no dia 8 para celebrar o Dia do Marinheiro.
A comemoração do aniversário da revolução que instaurou o socialismo em Cuba foi requerida pelo senador João Pedro (PT-AM) e pela deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Em seu requerimento, o senador explica que solicitou a homenagem por considerar a revolução "de extrema importância para aquele país". Ele diz ainda ter levado em consideração "o esforço dos guerrilheiros que lutaram para a implementação de políticas que conduziram Cuba a um regime socialista".
A revolução cubana aconteceu em 1959, quando um grupo de guerrilheiros liderados por Fidel Castro derrubou o ditador Fulgêncio Batista do poder. Castro permaneceu à frente do governo cubano desde então, deixando formalmente o poder em fevereiro de 2008, quando foi sucedido por seu irmão, Raúl Castro.
Os simpatizantes do regime cubano afirmam que apesar das dificuldades, o socialismo teria conseguido acabar com o analfabetismo em Cuba e teria crido um sistema de saúde eficiente, capaz de atender a todos os cubanos. Já os críticos do regime responsabilizam o socialismo pela pobreza econômica da ilha e acusam o governo de prender e executar inimigos políticos e de impedir cidadãos de viajarem livremente para fora do país.
Dia do Marinheiro
Já a celebração do Dia do Marinheiro foi requerida pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP) e pelos deputados Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Raquel Teixeira (PSDB-GO). De acordo com a justificativa do requerimento, a homenagem é o reconhecimento da importância dos marinheiros e do orgulho e da dedicação com que eles defendem o país juntamente com as demais armas.
O Dia do Marinheiro é comemorado em 13 de dezembro, data em que nasceu, em 1807, Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, um dos principais heróis militares da história do Brasil.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: