Flávio Arns destaca os 85 anos da União dos Escoteiros do Brasil

Da Redação | 04/11/2009, 15h49

Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), o senador Flávio Arns (PSDB-PR) saudou a passagem dos 85 anos de fundação da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), completados nesta data. A entidade congrega pelo menos mil grupos escoteiros, sendo a única associação escoteira no país reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, criada pelo fundador do escotismo, Robert Baden-Powell, como forma de proteger o movimento e garantir a sua unidade.

Flávio Arns ressaltou que os parlamentares podem contribuir com o movimento escoteiro por meio da União Parlamentar dos Escoteiros do Brasil (UPEB), uma entidade suprapartidária criada em 2007 para incentivar a discussão de propostas ligadas ao setor.

- Nós podemos promover o estabelecimento de um diálogo entre o Poder Legislativo e a juventude, [dando] ênfase para os assuntos legislativos que digam respeito aos jovens, especialmente aqueles concernentes à educação, saúde, emprego e proteção ambiental - afirmou, pedindo prioridade para as questões que envolvam a juventude brasileira.

Antártida

O senador lembrou da experiência vivida pelos escoteiros que foram à Antártida em agosto passado, por iniciativa da UPEB, da UEB e da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), responsável pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar). De forma sistematizada e coordenada, cerca de 70 mil jovens desenvolveram projetos com foco na busca por soluções para o aquecimento global e para a sustentabilidade da vida no planeta.

- Os autores dos três melhores projetos foram conhecer a Antártida, fazendo valer nossa intenção de mobilizar a juventude escoteira em um engajamento mais efetivo, no movimento cientifico de união multinacional para a preservação do continente gelado - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: