Aprovado projeto que institui o Dia do Cerimonialista

Da Redação | 28/10/2009, 21h37

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (28) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 203/08 que institui o Dia Nacional do Cerimonialista, a ser comemoradoem 29 de outubro. Aprovada sem alterações, a matéria segue para a sanção presidencial.

A proposta foi apresentada pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP). Na justificação da matéria ele lembra que a data marca a criação do Comitê Nacional do Cerimonial Público, em 1993. O autor lembra que a atuação do comitê foi fundamental para o reconhecimento, por parte da sociedade, da importância da função de cerimonialista, "que deve ser exercida por profissional preparado, com formação especializada".

Relatada na Comissão de Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE), pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), a matéria teve como relator substituto (ad hoc) o senador José Nery (PSOL-PA).

O relator aponta a importância da atuação do cerimonialista para o sucesso dos eventos e cerimônias públicas e privadas, acrescentando que "a presença desse profissional na organização e administração de eventos, tornou-se cada vez mais imprescindível". O relator afirma que a atividade também se transformou em "uma profissão altamente especializada". Entre as qualidades do cerimonialista, citou a tolerância, a hospitalidade, a cortesia e uma boa formação cultural.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:

Senado Agora
13h24 Ministro da Saúde: A comissão mista destinada a acompanhar a execução fiscal, orçamentária e financeira de medidas de combate à covid-19 vai ouvir, nesta quinta-feira (13), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A audiência remota será às 10h.
13h00 Fundeb: O líder da Minoria, Randolfe Rodrigues, anunciou nas redes sociais que a votação do Fundeb no Plenário do Senado será no dia 20/8.
12h38 Congresso: O senador Weverton divulgou que os líderes decidiram analisar os vetos presidenciais em três sessões do Congresso: 12/8, 19/8 e 2/9. Nesta quarta (12) já serão analisados 17 vetos, incluindo o do pacote anticrime (VET 56/2019).
Ver todas ›