Osmar Dias defende incentivos fiscais para biodiesel

Da Redação | 27/10/2009, 16h36

O senador Osmar Dias (PDT-PR) alertou o governo federal, nesta terça-feira (27), para a necessidade de se conceder incentivos fiscais para viabilizar a produção e comercialização de biodiesel no país.

O parlamentar comemorou a publicação, na segunda-feira (26), no Diário Oficial da União, de resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), determinando a antecipação para 2010 da adição de 5% de biodiesel ao óleo diesel no Brasil. Ele observou, no entanto, que o desenvolvimento da produção de biodiesel somente será possível se o governo adotar medidas de desoneração que tornem o preço do biodiesel competitivo em relação ao do óleo diesel.

Osmar Dias disse que, na situação atual, o aumento da proporção de mistura de biodiesel no óleo diesel causará um aumento de preços deste combustível, em razão dos elevados custos de transporte do biodiesel das áreas produtoras, no interior do país, para os grandes centros consumidores.

Assim, ressaltou o senador, ao desonerar a produção do biodiesel, o governo estaria viabilizando um combustível mais barato, além de melhorar o meio ambiente e reduzir o custo do transporte no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: