Paim apoia proposta dos petroleiros de monopólio estatal no pré-sal

Da Redação | 08/10/2009, 13h43

O senador Paulo Paim (PT-RS) admitiu nesta quinta-feira (8) ser favorável à proposta apresentada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) que sugere uma nova regulamentação para a política energética brasileira. Entre as principais alterações apresentadas pelos petroleiros destaca-se a defesa do monopólio estatal na exploração da camada pré-sal .

Paim, que é o relator da sugestão apresentada pelos petroleiros à CDH, salientou que o projeto "está bem formulado". Mas reconheceu que a proposta ainda deve ser amplamente debatida entre os vários segmentos da sociedade. Os petroleiros defendem que os recursos do pré-sal sejam destinados, prioritariamente, para políticas públicas que combatam as desigualdades sociais.

As afirmações do senador foram feitas durante audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para discutir o uso dos recursos obtidos a partir da exploração do pré-sal na educação. Caso a comissão aprove a sugestão dos petroleiros, o colegiado irá transformá-la em projeto de lei da CDH.

Durante a reunião, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu que os royalties provenientes da exploração do pré-sal sejam usados na educação, expansão da cultura, defesa do meio ambiente, ciência e tecnologia e no combate à erradicação da pobreza.

Já o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) pediu pressa na exploração do pré-sal. Para ele, ninguém sabe quanto valerá um barril de petróleo daqui a 40 anos. O senador também defendeu a exploração econômica de fontes alternativas e limpas de energia.

Também participaram da audiência o reitor da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares (Unipalmares), José Vicente, e a vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Distrito Federal, Tatiane Gomes.

Cláudio Bernardo / Agência Senado
Cristovam: todos os ganhos do pré-sal devem ir para a educação

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: