Flexa Ribeiro critica Carlos Minc e defende novos limites para a Flona do Jamanxim

Da Redação | 12/08/2009, 19h14

Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (12), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, devido à operação Boi Pirata II, realizada na Floresta Nacional do Jamanxim, no oeste do Pará. O senador também afirmou que a solução para os problemas nessa região exige a redefinição dos limites da floresta - mais conhecida como Flona do Jamanxim.

Para Flexa Ribeiro, a presença de Carlos Minc durante a operação Boi Pirata II - que visa combater o desmatamento para criação de gado na Amazônia - representou mais uma ação de "pirotecnia" do ministro. Ele também ressaltou que a operação ignorou as reuniões, "que vêm sendo realizadas há mais de um ano", entre, de um lado, os representantes das famílias e dos produtores de gado da Flona do Jamanxim, e, de outro, os representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

- O ministro chama a operação de Boi Pirata. Mas pirata é ele, que se intromete em locais ocupados por famílias há mais de 30 anos - declarou o senador.

Ao lembrar que a Flona do Jamanxim foi criada por um decreto presidencial em 2006, Flexa Ribeiro disse que as famílias dessa região se manifestaram contrariamente à criação da floresta "em todas as audiências públicas promovidas antes do decreto". O senador também argumentou que a operação do governo federal ignora o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que está para ser assinado entre as associações de produtores da região, o Incra e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ele frisou que, de acordo com o termo, as famílias da Flona do Jamanxim se comprometem a não mais desmatar a região e, dessa forma, podem continuar suas atividades.

- Queremos redefinir os limites dessa floresta, para que as quase mil famílias que lá estão possam continuar a trabalhar como o fizeram nas últimas décadas - declarou.

Nesse contexto, Flexa Ribeiro reiterou sua defesa da emancipação dos distritos de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra, que estão localizados na Flona do Jamanxim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: