João Pedro registra realização do 51º Congresso da UNE

Da Redação | 16/07/2009, 16h53

O senador João Pedro (PT-AM) parabenizou, nesta quinta-feira (16), a União Nacional dos Estudantes (UNE) pela realização de seu 51º Congresso Nacional dos Estudantes. O senador, que participou da abertura do encontro, registrou a presença no evento do presidente Luiz Inacio Lula da Silva; da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; do secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci; e do ministro dos Esportes, Orlando Silva, entre outras autoridades.

João Pedro destacou que o encontro reúne 4.600 delegados de todo o Brasil, estando representados os jovens das universidades públicas federais, das universidades públicas estaduais, das universidades particulares e estudantes do Prouni. O senador lembrou que a UNE é parte integrante da história do Brasil, ressaltando seu papel na luta pelas liberdades democráticas no período da ditadura militar.

- Eu quero, neste discurso, me congratular com o da UNE e lembrar fatos históricos, de trinta anos atrás, que fazem parte da história da juventude universitária brasileira, do Brasil e da UNE, entidade que nunca se calou - disse João Pedro. - Ali ela enfrentava a ditadura. Fez o seu 31º Congresso. Era um processo ainda muito difícil. Só a teimosia, a coragem e a irreverência da UNE poderiam enfrentar aquela conjuntura tão difícil de 1979, 1980.

O senador informou que após a solenidade de abertura, do 51º Congresso, que teve lugar no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, os estudantes promoveram uma passeata em defesa da Petrobras e de um novo marco regulatório para o pré-sal.

- Além de tratar a universidade, o ensino público, o laboratório, a pesquisa, o ensino, a cultura, a UNE tem essa capacidade de pensar nacionalmente - enfatizou João Pedro.- Nessa caminhada, eles estão defendendo a Petrobras e o marco regulatório do pré-sal, essa riqueza que é resultado da pesquisa e da dedicação dessa empresa. Meu desejo é que a juventude universitária do Brasil aponte proposituras importantes para o país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: