Senadores homenageiam Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza

Da Redação | 20/05/2009, 14h15

A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), que completará 20 anos em 4 de junho, recebeu homenagem dos senadores em sessão realizada nesta quarta-feira (20). Autora do requerimento para a realização da sessão, a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) disse que a história da associação marca o início da mobilização de jovens empresários do Brasil.

Patrícia Saboya lembrou que a associação foi a primeira entidade da juventude empresarial independente do Brasil e primeiro núcleo responsável pela expansão do movimento para o restante do país. Nesses 20 anos, disse ela, a entidade cumpre a missão de representar, aglutinar e informar os jovens empresários comprometidos com a ética e a livre iniciativa na capital cearense. A associação reúne cerca de 180 jovens com idade entre 18 e 35 anos de todos os setores da economia do estado, desde microempresários a sucessores de grandes grupos econômicos.

- Esses jovens, acima de tudo, largaram mão do individualismo, do sucesso particular de suas empresas, para se dedicarem a causas sociais, à política e à busca do desenvolvimento de um país cada vez melhor - disse ela.

A senadora informou ainda que o Plenário do Senado deverá começar a discutir, em primeiro turno, na próxima terça-feira (26), a PEC da Juventude (42/08). Já aprovada na Câmara dos Deputados, a proposta regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude, inserindo o termo "jovem" no Capítulo VII da Constituição federal, que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais.

Participação

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que lembrou ser ele mesmo fruto de movimento semelhante à AJE, afirmou ser importante o aprofundamento da idéia de jovens empresários preocupados com questões econômicas e sociais, e com ampla participação na vida da comunidade em que vivem.

Outro representante do Ceará, o senador Inácio Arruda (PC do B) conclamou os integrantes da AJE e da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) a participarem do debate de construção do projeto em curso de um novo Brasil.

Vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), que abriu a sessão, ressaltou o papel da associação como incentivadora do empreendedorismo entre os jovens e na formação de lideranças, um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento do país, em sua avaliação.

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) lembrou que os 20 anos da AJE coincidem com os 20 anos da última Constituição do país, que, como observou, busca destacar o sentimento de cidadania em todos os segmentos da sociedade civil organizada.

Participaram também da sessão o vice-governador do Ceará, Francisco José Pinheiro; o representante da Conaje Leonardo Bayma; o coordenador da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza, João Rafael Furtado; e o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Andre Figueiredo Lima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: