Ideli diz que vigília no Senado vai indicar projetos prioritários para a Amazônia

Da Redação | 12/05/2009, 16h44

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse da tribuna que as discussões da vigília pela Amazônia, a ser feita no Plenário do Senado entre as 18h30 desta quarta-feira (13) e a madrugada do dia seguinte, devem mostrar quais são os projetos em tramitação no Congresso que precisam de votação urgente para ajudar a região.

Com a presença de artistas ligados ao meio ambiente, a vigília será sustentada pelos parlamentares das Comissões Mista de Mudanças Climáticas, presidida pela senadora Ideli Salvatti; de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA); e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Também estarão presentes deputados da Comissão de Meio Ambiente e da Frente pela Amazônia.

O evento é uma iniciativa do movimento Amazônia para Sempre, encabeçado por artistas como a atriz Christiane Torloni. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de preservação da floresta, da proteção do meio ambiente, de investimentos no desenvolvimento sustentável e da salvaguarda da legislação ambiental do país.

A vigília será realizada no Plenário do Senado, com transmissão ao vivo pela TV Senado e pela Rádio Senado e acompanhamento pela Agência Senado. Durante os debates, qualquer pessoa poderá ligar para o Alô Senado (0800-612211) ou visitar o site www.senado.gov.br/sepop e fazer perguntas que serão encaminhadas aos parlamentares presentes.

Em seu pronunciamento, Ideli Salvatti informou que o movimento Amazônia para Sempre entregará oficialmente ao Congresso, durante a vigília, um documento com quase 1,2 milhão de assinaturas, no qual os brasileiros manifestam preocupação com os destinos da floresta.

A senadora leu trechos do artigo "Interdependência ou morte: Importância da Amazônia para a regulação do clima e suas implicações nas escalas regionais e globais", das pesquisadoras e professoras Lúcia Sevegnani e Beate Frank, da Universidade de Blumenau (SC). Elas observam que a interdependência entre vastas florestas e clima, apesar de não ser facilmente percebida, existe e vem sendo comprovada pela ciência. Em resumo, explicou Ideli, elas mostram que a Floresta Amazônica é responsável por atrair grande quantidade de umidade para o continente sul-americano.

Ideli foi apoiada, em apartes, pelos senadores Tião Viana (PT-AC), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Fátima Cleide (PT-RO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: