Congresso comemora 50 anos do tratado Antártico

Da Redação | 07/05/2009, 16h16

O Congresso Nacional realizou nesta quinta-feira (7) sessão solene para celebrar os 50 anos da assinatura do Tratado Antártico. O documento firmado em 1º de Dezembro de 1959 por 12 países, para exploração científica do continente Antártico, foi assinado pelo Brasil em 1982.

Os senadores ressaltaram a importância da missão brasileira na Antártica para o desenvolvimento científico nacional, com especial menção para os esforços dos pesquisadores e da Marinha.

O presidente do Senado, José Sarney, disse que a missão brasileira comprova o avanço científico do país. Os senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Serys Slhessarenko (PT-MT) lembraram que as pesquisas desenvolvidas no continente gelado podem contribuir para o conhecimento sobre as mudanças climáticas.

No mesmo sentido, falou o senador Renato Casagrande (PSB-ES).

- O conhecimento do que ocorre com o clima na Antártica e no planeta exige um novo modelo de desenvolvimento econômico - disse.

Presidente da Frente Parlamentar Pró-Antartica, o senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) disse que a missão brasileira na Antártica é motivo de orgulho para todo brasileiro.

Presente à homenagem, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltou o papel das Forças Armadas na defesa do meio ambiente e dos recursos naturais do Brasil.

- Nosso povo conhece pouco a Antártica e o trabalho que nossos pesquisadores e a Marinha têm feito e que é importante para o Brasil e para o mundo - declarou o ministro.

Também mereceu destaque por senadores e pelo ministro o caráter pacífico, científico e internacional do Tratado Antártico e a colaboração dos diversos países envolvidos.

Também participaram da sessão o almirante Aurélio Ribeiro da Silva Filho, o general Mauro Mateus de Paula Madureira, e o ministro do Tribunal Superior Militar, Flávio Flores da Cunha Bierrenbach.

Geraldo Sobreira / Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: