Flexa Ribeiro elogia projeto que fará o microzoneamento das propriedades rurais de Paragominas

Da Redação | 22/04/2009, 18h53

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) elogiou nesta quarta-feira (22) a iniciativa da Prefeitura de Paragominas (PA) de assinar termo de cooperação técnica com o objetivo de realizar o microzoneamento das propriedades rurais do município. De acordo com ele, o zoneamento será realizado pela prefeitura em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará e as organizações não-governamentais The Nature Conservancy (TNC) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

- Paragominas será o primeiro município do Norte e o segundo do Brasil a ter suas propriedades cadastradas de acordo com o que estabelece o Código Florestal Brasileiro. O zoneamento das propriedades permitirá o justo equilíbrio entre o desenvolvimento da produção e a conservação do meio ambiente - disse.

Flexa Ribeiro disse que todos os imóveis de Paragominas serão cadastrados, sendo esse o primeiro passo para o aperfeiçoamento do Zoneamento Ecológico-Econômico Municipal e do Plano Diretor da cidade. O projeto de microzoneamento, acrescentou, vai delimitar as áreas de preservação permanente e as reservas legais, definindo também as áreas que serão usadas para a produção de grãos, carnes, frutas, madeira e outros produtos.

- A previsão é que mais de um milhão de hectares de florestas remanescentes sejam conservadas, além da recuperação de outros milhares de hectares desmatados no passado, entre reserva legal e áreas de preservação permanente, como, por exemplo, vegetação das margens dos rios, tudo em acordo com o Código Florestal - afirmou Flexa Ribeiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: