Ciclo de audiências começa dia 28

Da Redação | 16/04/2009, 15h59

A primeira audiência pública da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas será realizada no próximo dia 28. Na ocasião, os parlamentares receberão informações sobre o cenário global das mudanças climáticas. Por sugestão da senadora Marina Silva (PT-AC), serão convidados os especialistas vinculados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Telma Kruger e Carlos Afonso Nobre.

A comissão aprovou ainda a realização de duas diligências. A primeira para mediar polêmica entre a Assembléia Legislativa de Santa Catarina e o Ibama, relativa a aprovação de lei estadual que diminui a área de preservação determinada pelo Código Florestal Brasileiro. Entre as principais mudanças está a redução da área de proteção das matas ciliares, às margens dos rios, de 30 para 5 metros.

A presidente da Comissão, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), estará em Santa Catarina na próxima quarta (22) ou quinta-feira (23), juntamente com o relator, deputado Colbert Martins (PMDB-BA). Eles pretendem se reunir com o governador Luiz Henrique da Silveira, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e representantes dos ministérios públicos federal e estadual.

Também foi aprovada viagem da senadora Marina Silva (PT-AC) e do deputado Mendes Thame (PSDB-SP) para verificar os danos causados pelas enchentes na Região Amazônica.

O senador Jefferson Praia (PDT-AM) sugeriu a inclusão, no plano de trabalho da comissão, do "Projeto Antártica", com informações importantes sobre alterações no clima. Já o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) sugeriu a inclusão dotema "mudanças climáticas e saúde humana".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: