César Borges pede providências para o combate à dengue na Bahia

Da Redação | 15/04/2009, 16h37

O senador César Borges (PR-BA), em discurso nesta quarta-feira (15), cobrou "ações efetivas e eficazes" dos governos estadual e federal, em parceria com as prefeituras, para combater a epidemia de dengue que seu estado vem enfrentando. Os inúmeros casos estão afetando, principalmente, a indústria do turismo local, informou.

- As providencias até agora foram ineficientes. A epidemia ficou fora de controle, levando a Bahia para as manchetes nacionais e mundiais - disse.

Os índices são elevados: segundo reportagem do jornal espanhol El País, que cita dados da Secretaria de Saúde da Bahia, desde janeiro 38 pessoas morreram, das quais 22 eram menores de 15 anos. Já são 45.683 doentes, o que representa um aumento de 313% em relação aos números de 2008. O crescimento dos casos de dengue costuma se verificar no verão, mas o Brasil já está no outono, e a epidemia cresce, alertou o senador.

César Borges lembrou que o assunto será debatido em audiência pública a ser realizada na quinta-feira (16), a partir das 10h, para discutir a situação da dengue em todo o território nacional, e especialmente na Bahia. Foram convidados Carla Magda Domingues, diretora da Vigilância Epidemiológica e Coordenadora do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde; Denílson Magalhães, representante da Confederação Nacional de Municípios; Jorge José Santos Pereira Solla, secretário estadual de Saúde; Roberto Oliveira Maia, presidente da União dos Municípios da Bahia; Ismar Barbosa Cruz, 4º Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União.

Até agora, entretanto, o secretário de Saúde da Bahia não confirmou sua presença, informou o senador. Ele também registrou que, além da dengue, estão crescendo os números de casos de meningite, e que as duas doenças já mataram 62 pessoas desde janeiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: