Ruth colocava "pessoas competentes" para desenvolver programas que criava, lembra FHC

Da Redação | 05/03/2009, 10h40

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso destacou a atuação social de dona Ruth Cardoso ao comentar, em entrevista à Agência Senado, a homenagem, in memoriam, prestada pelo Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz à ex-primeira-dama.Por telefone, ele observou que dona Ruth criava os programas sociais para, em seguida, transferir o desenvolvimento e a gestão a pessoas com perfil adequado para as funções.

- Ela gostava de dar início aos programas e colocar pessoas competentes para desenvolvê-los - salientou.

O nome da antropóloga, que faleceu no ano passado, foi referendado por unanimidade pelos integrantes do conselho, que elegeu os agraciados dessa sétima edição do prêmio. Na solenidade de entrega do título, em sessão solene do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (5), o diploma concedido postumamente a Ruth Cardoso será recebido por Luciana Cardoso, uma de suas filhas.

Comunidade Solidária

Na entrevista, Fernando Henrique esclareceu que o Programa Comunidade Solidária, concebido pela ex-primeira-dama e por ela presidido, funcionava em dois âmbitos: nas esferas governamental e da sociedade civil, onde dona Ruth atuava. Ele lembrou que muitos programas abrigados no Comunidade Solidária tiveram continuidade após o término de seu governo, como atividades de organizações não-governamentais. Como exemplo, citou o Alfabetização Solidária, destinado a eliminar o analfabetismo entre jovens de 12 a 18 anos, premiado pela Unesco, organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

- O programa continua e já atendeu quatro milhões de brasileiros - declarou o ex-presidente.

Dona Ruth participou também, lembrou FHC, da implementação de programas que abordavam questões de gênero, voltados à promoção da mulher. Os trabalhos, observou, aconteceram durante o governo Franco Montoro (1983-1987), em São Paulo. De caráter estadual, os programas acabaram estendidos ao âmbito federal durante seu governo, quando foi criada a Secretaria Extraordinária da Mulher. Foi então nomeada para o cargo Solange Jurema, com status de ministra de Estado.

O ex-presidente também mencionou o programa Universidade Solidária como outra iniciativa fomentada por dona Ruth, com a finalidade, como observou, de levar estudantes ao interior do país para o desenvolvimento de ações de cunho cívico e educacional, nos mesmos moldes do antigo Projeto Rondon. Ele lamentou que esse programa tenha sido descontinuado.

Mas outro programa, Artesanato Solidário, continua em plena atividade, com sede em São Paulo, onde uma loja comercializa produtos artesanais confeccionados por comunidades de estados do Nordeste e de Minas Gerais. Os recursos permitem auxiliam a sobrevivência de integrantes de comunidades pobres desses estados.

Após o término do governo Fernando Henrique, no início de 2003, dona Ruth criou, recordou FHC, o Comunitas, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que se propõe a elaborar estratégias para estabelecer vínculos entre governo e sociedade civil. O objetivo foi dar sequência ao trabalho realizado pelo Comunidade Solidária.

Outro programa desenvolvido por dona Ruth e mencionado pelo ex-presidente foi o Rede Jovem, destinado a capacitar jovens de diversas classes sociais a acessarem a Internet.

A partir de 1995 até sua morte em junho de 2008, dona Ruth foi fundadora e atuou no primeiro conselho da United Nations Foundation da ONU, de apoio a programas sociais, conforme salientou FHC.

-Nesse período, ela visitou países como Palestina, Israel e Jordânia. Nessa fundação, eram tratados temas como o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] dos países e as taxas de mortalidade infantil - relatou.

Fernando Henrique destacou ainda a extensa carreira de Ruth Cardoso como professora de Antropologia e Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) e também na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, entre outras universidades no exterior.

Por fim, o ex-presidente mencionou a tese de doutorado de d. Ruth, defendida nos anos 70, que tratou da imigração japonesa no Brasil, intitulada "Estrutura familiar e mobilidade social: estudos dos japoneses no estado de São Paulo.

Currículo

Nascida em 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, Ruth Correa Leite Cardoso foi professora de Antropologia e Ciência Política na USP e pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), também em São Paulo.

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, a ex-primeira-dama casou-se em 1953 com Fernando Henrique, com quem teve três filhos.

Em 1972, recebeu o título de doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Anos depois, concluiu pós-doutorado na Universidade de Columbia em Nova York e também foi professora em universidades americanas e inglesas.

Durante o mandato de FHC (1995-2002), dona Ruth fundou o projeto Comunidade Solidária (em 1995), uma ação de combate à pobreza e à exclusão social. Atualmente, fazia parte do conselho diretor da Oscip Comunitas.

Entre seus cargos de destaque, presidiu o conselho assessor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre Mulher e Desenvolvimento, foi membro da junta diretiva da UN Foundation e da Comissão da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre as Dimensões Sociais da Globalização e da Comissão sobre a Globalização.

Tornou-se uma das principais referências sobre antropologia no país, tendo escrito diversos livros sobre temas relacionados, como juventude, violência e cidadania.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: