Paim comemora cem anos do ensino técnico

Da Redação | 19/02/2009, 15h52

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou em Plenário os cem anos do ensino técnico no Brasil. Foi em 1909 que o então presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas técnicas para formação profissional de pessoas com pouco ou nenhum recurso financeiro, informou.

O parlamentar festejou as 140 novas escolas técnicas federais criadas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, um incremento de 350% em relação aos governos anteriores. De acordo com Paim, serão 300 novas escolas até 2010.

O senador defendeu a aprovação do projeto de lei de sua autoria (PLS 274/03) que institui o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep). A proposta, informou, já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e está pronta para ser votada em Plenário. De acordo com o autor, o fundo poderá arrecadar até R$ 9 bilhões por ano para o ensino técnico.

Paim elogiou também o projeto (PLS 44/08) do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que relatou, que torna 2009 o Ano do Ensino Técnico no Brasil.

O senador gaúcho lembrou a importância, em sua vida, do curso técnico que fez no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), aos 12 anos. Para ele, a construção de escolas técnicas, inclusive nas favelas, é a melhor forma de combater a violência, "não deixando a juventude à mercê dos traficantes e a favor do narcotráfico".

Ao final de seu pronunciamento, no início da sessão desta quinta-feira (19), Paim leu as 22 medidas para enfrentamento da crise econômica propostas pelo PT gaúcho ao governo, aos trabalhadores e aos empresários do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: