Suplicy conclama esforços pela paz no Oriente Médio

Da Redação | 08/01/2009, 19h20

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acredita na união de esforços para o fim dos conflitos na faixa de Gaza. Em entrevista concedida à Rádio Senado, Suplicy lamentou a situação da região e afirmou que a paz no Oriente Médio é preocupação de todas as nações.

- Eu acho que todos os esforços precisam ser envidados para promovermos as condições que signifiquem a possibilidade de paz no Oriente Médio - disse.

Esta semana, em carta direcionada ao presidente americano eleito Barack Obama, o senador reafirmou a expectativa diante da forma como Obama conduzira a política internacional.

"No momento em que estamos todos preocupados com a guerra, que se agrava a cada dia, entre judeus e palestinos, aqui reitero a minha expectativa positiva de que [o senhor] saberá conclamar as pessoas responsáveis no mundo para remover os obstáculos que impedem tantos de seguirem os ensinamentos de alguns de seus maiores mestres, como Martin Luther King Jr", afirma o senador na carta, citando o líder da luta pelos direitos civis americanos.

O conflito começou no dia 27 de dezembro, quando Israel deu início a bombardeios a alvos na faixa de Gaza. O governo israelense afirma que os ataques são em resposta aos lançamentos de foguetes do grupo Hamas a Israel. Desde 2005, o grupo militante Hamas controla a região de Gaza. Organismos internacionais registram mais de 600 mortos e 3000 feridos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: