CRE vai ouvir Cançado Trindade, o terceiro brasileiro a integrar a Corte de Haia

Da Redação | 12/11/2008, 18h01

Por proposta do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vai convidar o juiz Antônio Augusto Cançado Trindade para que ele faça uma exposição aos senadores. Cançado Trindade foi escolhido no último dia 6 para ocupar o posto de juiz do Tribunal Internacional de Haia, conhecido como Corte de Haia. Ele é o terceiro brasileiro a ocupar o posto - os outros foram os juristas Rui Barbosa e Francisco Rezek.

Em seu requerimento, o senador Suplicy lembrou que o jurista brasileiro obteve na Organização das Nações Unidas o voto favorável de 163 dos 192 países-membros, a maior votação já recebida por um candidato à Corte de Haia. Cançado Trindade foi presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos e é reconhecido como uma das maiores autoridades internacionais na área de direitos humanos.

Cançado Trindade tomará posse no início do próximo ano, para um mandato de nove anos. Ele é professor de Direito Internacional Público da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Rio Branco e membro da Academia de Direito Internacional de Haia. Também é titular do Instituto de Direito Internacional, na Bélgica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: