Lula: Constituição foi um grande momento da história do país
Da Redação | 05/11/2008, 12h30
Ao participar de sessão do Congresso Nacional para marcar os 20 anos da Constituição, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi deputado constituinte, afirmou que o trabalho da Assembléia Nacional Constituinte foi um grande momento da história do país. Para Lula, a Constituição de 1988 representou uma alteração importante para o Brasil, porque as anteriores, disse ele, representavam o interesse de pequenas oligarquias, enquanto esta foi uma vitória dos setores organizados da sociedade.
- Desta tribuna falaram os índios, as crianças, as prostitutas, os desempregados, a representação do campo. Então nada aconteceu no Brasil com a importância da Assembléia Constituinte - afirmou Lula.
O presidente da República observou ainda que somente a existência da Constituição assegurou a eleição e a reeleição de um metalúrgico no Brasil e a realização de um processo de impeachment de um presidente da República com a manutenção da estabilidade democrática.Ao contrário de muitos companheiros de seu partido, Lula disse ter defendido a assinatura da Carta de 1988 pelo PT.
- A verdade nua e crua é que essa Constituição, com todos os defeitos que ela possa ter, é um garante da democracia - disse o presidente da República.
Lula saudou também a eleição de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos e disse que isso somente pôde ser possível em um país que tem democracia. Ele disse ainda esperar que haja um aperfeiçoamento das relações entre Brasil e Estados Unidos, com uma política mais voltada para o desenvolvimento da América Latina. Lula manifestou sua expectativa de que a eleição de Obama permita que se encontre solução para o conflito no Oriente Médio e que se acabe com o bloqueio econômico a Cuba.
Mais informações a seguir
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: