Flexa Ribeiro diz que Lula cometeu seu "maior erro histórico" ao perder a chance de efetuar reformas
Da Redação | 22/10/2008, 20h35
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou que "o maior erro histórico" cometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o de não ter feito as reformas estruturais quando a conjuntura era favorável. Para ele, essas reformas, notadamente na área econômica, não foram efetivadas por falta de vontade política, decorrente, por sua vez, "da falta de visão estratégica" ou por mero comodismo.
O parlamentar disse que essas reformas - que não detalhou em seu pronunciamento -, se realizadas no tempo certo, "certamente amenizariam o impacto do choque" que a crise financeira internacional traz agora ao país. Como exemplos desse impacto, citou a queda continuada na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a alta da cotação da moeda norte-americana.
Flexa Ribeiro manifestou o temor de que os bons índices previstos para a economia, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 5,5% este ano, e o baixo nível de desemprego, não venham a se concretizar. Ele ironizou a afirmação do presidente Lula de que não iria editar nenhum pacote contra a crise:
- Diria que ele está fazendo vários embrulhos que, no final, virarão um pacotão - afirmou o parlamentar, que defendeu uma análise pormenorizada, pelo Congresso Nacional, das medidas tomadas pelo governo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: