Alvaro Dias anuncia emendas à MP contra reflexos da crise internacional
Da Redação | 15/10/2008, 18h39
Em comunicação inadiável proferida nesta quarta- feira (15), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) arrolou as emendas que a oposição pretende fazer na medida provisória (MP) encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional com o intuito de tentar evitar os efeitos, no Brasil, da crise econômica que atinge muitos países. Segundo ele, são "emendas indispensáveis para garantir os interesses e os direitos dos correntistas das instituições financeiras".
- O governo transferiu ao Banco Central (BC) poderes institucionais e não procurou mecanismos para salvaguardar os direitos dos cidadãos brasileiros - afirmou.
Além dessas salvaguardas, Alvaro Dias anunciou que a oposição pretende impedir que o BC aceite "moedas podres" - como são chamados os títulos da dívida pública vencidos e não pagos, vendidos com deságio no mercado - como garantia de operações de redesconto - uma espécie de crédito que o BC concede a bancos comerciais que ficam com o caixa a descoberto.
Também quer impedir a estatização de instituições financeiras pelo BC, uma vez que a MP permite que os bancos garantam o pagamento de empréstimos com suas próprias ações. Por fim, quer preservar perdas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) - uma conquista dos trabalhadores feita "a duras penas", conforme afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: