Nery faz balanço do desempenho do PSOL nas eleições municipais

Da Redação | 07/10/2008, 20h46

O senador José Nery (PSOL-PA) disse nesta terça-feira (7) que o PSOL obteve "uma vitória importante" em sua primeira participação nas eleições municipais, com 744 mil votos para prefeito em todo o país, ou o equivalente a 2% do eleitorado. Nery comemorou especialmente a eleição da presidente nacional do partido e ex-senadora, Heloísa Helena, para a Câmara de Vereadores de Maceió, sendo proporcionalmente a candidata mais votada do país. O senador ainda agradeceu aos demais companheiros que também concorreram aos cargos de prefeito e vice-prefeito.

Na avaliação do senador, está cada vez mais difícil saber quem é de direita e quem é de esquerda, uma vez que o PT se coligou com o PSDB em mais de mil municípios e com o DEM em mais de 900. José Nery chamou a atenção para a necessidade de uma reforma política, diante do que se verificou nesta campanha eleitoral.

- As candidaturas do PSOL firmaram junto ao eleitorado uma clara mensagem: existe uma alternativa de esquerda se fortalecendo no país. Essa alternativa cresce a cada pleito e enraíza-se em cada luta - afirmou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentou o partido e a vereadora eleita Heloísa Helena pela vitória. Ele disse que apesar das posições diferentes do PT e do PSOL, ainda é possível encontrar pontos de convergência e semelhanças entre os dois partidos. O senador ainda pediu o apoio do PSOL à sua ex-esposa Marta Suplicy, que disputa em segundo turno a Prefeitura de São Paulo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: