Prosseguem homenagens aos 50 anos da Bossa Nova no Ano Cultural do Senado
Da Redação | 22/09/2008, 12h57
O ciclo de shows em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, que integra a programação do Ano Cultural do Senado Artur da Távola, será retomado nesta quarta-feira (24) com a apresentação do grupo Damas de Ouro, e terá continuidade na quinta-feira (25), com Sthel e Banda. As apresentações musicais ocorrem sempre às 19h, com entrada franca, no auditório Antonio Carlos Magalhães, na sede do Programa Interlegis.
O Damas de Ouro - Rosemaria (voz), Kátia Monteiro (violão 7 cordas), Cláudia Coutinho (cavaquinho), Tatiana Lobão (percussão) e Nany Dias (percussão) - apresenta o show produzido para marcar a passagem do centenário do compositor Angenor de Oliveira, o Cartola. Em 100 Anos de Cartola, elas interpretam músicas que consagraram o compositor, como As Rosas não Falam, Alegria, O Mundo é um Moinho e Ensaboa.
Criado em 2004, o grupo de mulheres tem formação instrumental, estilo e filosofia inspirados nos grandes grupos regionais das décadas de 1950 e 1960, como o Época de Ouro, de Jacob do Bandolim. O objetivo das intérpretes é a divulgação da música popular brasileira, enfocando o chamado samba de raiz e o chorinho.
As homenagens ao período da Bossa Nova continuam com a apresentação de Sthel e Banda. Ao lado do maestro Joaquim França, do violinista e guitarrista Alberto Sales e do violoncelista Ocelo Mendonça, Sthel apresenta o show Minas e outras Gerais, revelando as influências dos movimentos musicais de Minas Gerais. Sthel Nogueira iniciou sua carreira em 1966, participando do 1º Festival de Música de Brasília.
A escolha de 2008 como Ano Cultural do Senado - que tem o ex-senador Artur da Távola como homenageado - foi definida a partir de proposta dos senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Demóstenes Torres (DEM-GO) e recebeu o apoio do presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho.
A temporada Bossa Nova foi aberta no dia 4 de agosto. Até o final deste ano, a cada mês, vários artistas irão homenagear a Bossa Nova com apresentações que sempre ocorrerão no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães (Interlegis - Via N2, anexo E do Senado).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: