Rádio Senado prepara programação especial para o Dia da Criança

Da Redação | 15/09/2008, 18h48

Há quatro anos, a Rádio Senado leva ao ar 12 horas de programação especialmente preparada por e para crianças em homenagem ao seu dia, em 12 de outubro. Neste ano, 11 alunos das 3ª, 4ª e 5ª séries do Centro de Ensino Fundamental 619, de Samambaia, foram os convidados. Eles escolheram as músicas que serão tocadas (todas brasileiras, de acordo com a única exigência) e gravaram noticiários, chamadas e vinhetas nos estúdios da Rádio Senado.

Pela tarde, os estudantes participaram de um debate com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Cada um se identificou e fez pelo menos uma pergunta ao parlamentar. Por meio das indagações, a turma mirim demonstrou preocupação com a situação atual e futura do país, principalmente em questões como educação, violência, saúde, trabalho infantil e corrupção.

Respondendo às perguntas, Cristovam salientou as desigualdades sociais como causa da violência, defendeu o programa Bolsa-Escola como forma de combater o trabalho infantil e apontou a necessidade de melhorar as escolas com infra-estrutura, tecnologia e professores bem remunerados para garantir uma boa educação a todos, não somente aos ricos. O senador também defendeu o aumento da carga horária escolar de quatro para seis horas diárias, com a inclusão de novas modalidades de ensino.

O debate foi gravado pela Rádio Senado e vai ao ar no Dia das Crianças. A programação especial começa às 8h e termina somente às 20h, com atrações variadas. Para conferir, basta sintonizar na 91,7 FM, em 12 de outubro deste ano, ou acessar o site www.senado.gov.br/radio e acompanhar ao vivo.

A atenção da Rádio Senado com a nova geração não se limita apenas ao dia especial. Prova disso é a reportagem do jornalista Sérgio Vieira, que é finalista, junto com outras duas concorrentes na categoria rádio, ao Prêmio Imprensa Embratel 2008. A matéria é sobre a menina de rua Sandra Herzer, autora do livro de poesias A Queda para o Alto. Intitulada "A gota de sangue - histórias de uma menina de rua", a reportagem mostra as dificuldades e o talento, e narra a vida e a morte da jovem poetisa.

Sandra Herzer teve uma juventude complicada, recheada por abandonos familiares, álcool e internações na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). Começou a escrever os primeiros versos na prisão, os quais assinava como Anderson Herzer, mas não chegou a vê-los publicados. Aos 20 anos de idade, a jovem paranaense se jogou do Viaduto do Chá, em São Paulo, e morreu.

Em 2007, os jornalistas Larissa Bortoni e Maurício de Santi, responsáveis pela programação especial do Dia das Crianças na Rádio Senado, também foram indicados ao Prêmio Imprensa Embratel.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: