Mobilização do eleitorado contribui para consolidação da democracia, diz Quintanilha

Da Redação | 15/09/2008, 16h43

Em pronunciamento nesta segunda-feira (15), o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) afirmou que a mobilização do eleitorado e das lideranças políticas nas eleições municipais de outubro contribui para a consolidação da democracia no país.

Para o senador, a proibição da distribuição de brindes e da realização de showmícios pelos candidatos, conforme determina a legislação eleitoral, não tem sido capaz de prejudicar a participação popular na escolha dos representantes políticos.

- O que temos visto nos municípios é a população mais amadurecida, revelando uma consciência muito grande da importância que cada um representa nesse processo; revelando que não quer deixar para outro decidir por ela, que quer participar das discussões, dos debates, quer ouvir as propostas dos seus candidatos; que vai analisar essas propostas, vai analisar o perfil de cada candidato e que, seguramente, haverá de fazer uma opção que, no seu entendimento, seja a melhor - disse o senador.

Em seu discurso, Leomar Quintanilha destacou a participação do eleitorado de Tocantins nas eleições municipais e reiterou ser favorável à redivisão territorial do Brasil. Para ele, a criação do Tocantins favoreceu de modo geral o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

- O norte de Goiás sentia uma ausência de poder, pela distância, pela dificuldade de comunicação e locomoção. Para Goiás foi bom. O estado cresceu rápido, reorganizou sua estrutura e hoje é uma das economias mais importantes do país. O mesmo ocorreu com Tocantins, que melhorou o apoio e a condição social das pessoas - afirmou.

Em aparte, o senador João Pedro cumprimentou Quintanilha pelo pronunciamento. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: