Senado promove campanha de doação de sangue
Da Redação | 04/09/2008, 12h25
A 5ª Campanha de Doação de Sangue no Senado obteve na manhã desta quinta-feira (4) a inscrição de 36 doadores. Desses, no entanto, sete não puderam ter o sangue coletado porque haviam tomado a vacina contra a rubéola há menos de 30 dias.
A campanha, que já foi realizada em maio deste ano, é uma iniciativa do Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional da Secretaria de Recursos Humanos do Senado, e conta com o apoio da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Durante a coleta do sangue, realizada nas dependências da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep), os organizadores divulgaram a importância da doação enquanto forneciam informações sobre os procedimentos para isso.
Após o preenchimento de um questionário, o doador recebia um lanche e era submetido a uma pré-triagem para saber se apresentava condições para a doação. Foi neste momento que as sete pessoas inscritas como doadores declararam que haviam tomado vacina contra a rubéola recentemente e não puderam ter seu sangue coletado. Essa determinação técnica é do Ministério da Saúde.
De acordo com os organizadores da campanha, diferentemente de outras doações que podem salvar vidas, a de sangue não impõe grandes restrições e é bastante fácil de ser feita. Mas, apesar dos pontos a favor, instituições como a FHB estão sempre em busca de doadores.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: