Garibaldi comparece à posse do presidente do STJ
Da Redação | 03/09/2008, 19h27
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, participou nesta quarta-feira (3) da solenidade de posse do ministro César Asfor Rocha na presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o biênio 2008-2010. A vice-presidência do tribunal será ocupada pelo ministro Ari Pargendler.
A cerimônia também contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; do procurador-geral da República, Antônio Fernando Barros de Souza; do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto; do governador do Ceará, Cid Gomes, e de outros governadores estaduais, além de autoridades civis e militares.
Os trabalhos da cerimônia foram abertos pelo decano do tribunal, ministro Nilson Naves. Em seu discurso, ele destacou que, em seus 20 anos de existência, o STJ já analisou mais de um milhão de recursos extraordinários e mais de 100 mil pedidos de habeas corpus. Por sua vez, César Asfor Rocha assinalou que mais de 360 mil processos deverão ser analisados pelo STJ somente em 2008.
O STJ surgiu a partir da promulgação da Constituição de 1988, em substituição ao Tribunal Federal de Recursos (TFR), que foi instalado no Rio de Janeiro em maio de 1947.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: