Mesquita Júnior denuncia irregularidades em campanha eleitoral

Da Redação | 21/08/2008, 16h41

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) denunciou nesta quinta-feira (21) um processo de intimidação que estaria perturbando a campanha eleitoral no município acreano de Capixaba, próximo a Rio Branco. Entre outras arbitrariedades, segundo o senador, o prefeito e candidato a reeleição, Joais Santos (PT), estaria obrigando os cidadãos a pintar a propaganda do candidato oficial e afixar cartazes dele pela cidade.

Outra informação passada a Mesquita Júnior em recente visita a Capixaba é que famílias que têm parentes empregados na prefeitura estariam sendo obrigadas a apoiar Santos, sob a ameaça de que, se não o fizessem, o servidor público poderia sofrer represálias.

Os carros que servem à prefeitura, por exemplo, ainda de acordo com o senador, estariam trafegando sem a identificação "A Serviço da Prefeitura Municipal" - e estariam sendo usados na campanha, "de forma descarada", nas palavras do senador. Mesquita Júnior se disse tão preocupado com o desrespeito à lei e a segurança da população que está estudando a possibilidade de acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público Eleitoral (MPE).

Conforme o parlamentar, as atitudes do candidato da situação estão prejudicando não só o direito do povo à livre manifestação como também a campanha do candidato a prefeito pelo PMDB, cujo carro de som teria de operar com volume abaixo do carro de som do candidato oficial.

- O que o processo eleitoral tem de bonito é a possibilidade de todos externarem a sua opinião, o seu voto, com muita liberdade. Mas parece que isso não está sendo possível ali no município de Capixaba. Isso é algo inadmissível nos tempos de hoje. Tenho notícias também de que em outros municípios estão acontecendo coisas parecidas - protestou Mesquita Júnior.

Luto

O parlamentar também manifestou pesar pela morte de "duas pessoas muito queridas e estimadas no Acre" - uma delas é a juíza Maria Tapajós, ex-titular do Juizado da Infância e da Juventude. A outra é o cantor popular da noite Geraldo Leite.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: