Paim comemora diminuição da pobreza e expansão da classe média
Da Redação | 07/08/2008, 21h24
Ao discursar nesta quinta-feira (7) em homenagem ao centenário de nascimento do geógrafo, médico e político Josué de Castro, autor, entre outras obras, de Geografia da Fome, o senador Paulo Paim (PT-RS) comentou os recentes dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que demonstram a diminuição da pobreza e a expansão da classe média no Brasil.
Na interpretação do senador, além da política de valorização do salário mínimo e do crescimento da geração de empregos, diversos programas do governo federal tiveram papel preponderante para o país chegar nesse cenário positivo: Bolsa Família, Luz para Todos, Fome Zero, ProUni, Plano Agrícola e Pecuário, Plano Nacional para a Agricultura Familiar, Programa Brasil Exportador, Farmácia Popular, Brasil Alfabetizado, Programa de Habitação Popular, entre outros.
O estudo "A Nova Classe Média", da Fundação Getúlio Vargas (FGV), citou Paim, demonstra que, de 2002 até abril de 2008, a porcentagem de famílias com rendimentos entre R$1.064 e R$4.591 passou de 44.19% para 51.89%.
Já o estudo Pobreza e "Riqueza no Brasil Metropolitano", do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), continuou Paim, mostra que a taxa de pobreza nas seis maiores regiões metropolitanas do Brasil caiu 10,9% se considerado o período de 2003 a 2008. Em 2003, disse o senador, o país tinha 15,4 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza e, hoje, esse número é de 11,3 milhões.
- Ora, se quase quatro milhões de pessoas vivem em uma situação melhor, só posso dizer que é bom. Vou dizer que é ruim? Seria uma incoerência - avaliou Paim, acrescentando que, no mesmo período, o número de indigentes diminuiu 43%.
Rubéola
Paim aproveitou para conclamar a população brasileira a participar da campanha Brasil Livre da Rubéola, encabeçada pelo Ministério da Saúde. A campanha terá início no próximo sábado e se estenderá até o final de setembro. Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) elogiou o pronunciamento do colega gaúcho.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: