Dornelles ressalta competência, dignidade, caráter e espírito público do ex-secretário da Receita

Da Redação | 05/08/2008, 15h48

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) ressaltou nesta terça-feira (5) a competência, a dignidade, o caráter e o espírito público do ex-secretário da Receita Federal (SRF) Jorge Rachid, e o sucesso do trabalho desenvolvido à frente da autarquia, representado pelos sucessivos recordes de arrecadação de impostos, mesmo em um contexto de desoneração tributária.

- Técnico de posições firmes, nunca se escondeu ou fugiu do diálogo com o segmento dos contribuintes e principalmente com o Congresso Nacional. Esteve incontáveis vezes na Câmara dos Deputados e no Senado, procurando sempre compreender o posicionamento de setores da sociedade e dos contribuintes que eram levados à Secretaria da Receita pelos senadores e deputados - afirmou.

Dornelles lembrou que na gestão de Jorge Rachid foi aprovado o Simples Nacional, que simplificou procedimentos na área das micro e pequenas empresas, bem como foi adotada a cumulatividade da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O senador assinalou que foi nessa época que também foram unificados os sistemas de arrecadação da Secretaria da Receita Federal e da Previdência Social.

- Apresentei projeto, que se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, no sentido de que o cargo de secretário da Receita deve ser ocupado por funcionários da carreira de auditor. Vejo, pois, com satisfação que o ministro Guido Mantega, para substituir o secretário Jorge Rachid, escolheu a auditora Lina Vieira que, pelo seu currículo, mostra ser uma técnica altamente qualificada para ocupar o cargo e para dar prosseguimento aos trabalhos que fizeram da Receita Federal um dos órgãos de maior credibilidade e responsabilidade da administração pública - declarou.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse, em aparte, que respeita muito o ex-secretário Jorge Rachid. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) ressaltou os avanços e índices de arrecadação alcançados por Rachid e desejou boa sorte à nova secretária. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou a forma construtiva com que Rachid dialogou com os senadores na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e disse que a nova secretária deverá manter a mesma seriedade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: