César Borges lamenta que a Bahia tenha perdido fábrica da Toyota para SP

Da Redação | 15/07/2008, 19h38

O senador César Borges (PR-BA) lamentou, em pronunciamento nesta terça-feira (15), que a montadora automotiva Toyota tenha anunciado a instalação de uma fábrica no município de Sorocaba (SP), pondo fim a uma expectativa da Bahia e de outros estados do Nordeste de sediar essa nova unidade industrial.

Segundo ele, o fechamento da questão sobre a fábrica reforça a tese de que "a atração gravitacional econômica de São Paulo é muito forte e que, caso não haja uma política fiscal diferenciada que possa empurrar as indústrias para os estados do Nordeste, dificilmente teremos como comemorar investimentos da ordem de R$ 700 milhões, como é esse da Toyota".

Para César Borges, uma forma de reduzir a desigualdade em relação ao Nordeste e a estados periféricos seria a adoção, na discussão da reforma tributária, de uma nova política de incentivos fiscais que preveja definitivamente a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de outros impostos e contribuições federais.

Em reforço a essa pretensão, o senador lembrou ter sido por meio de uma lei especial de concessão de incentivos fiscais que a Bahia conseguiu que a Ford se instalasse em seu território. A propósito, pediu a prorrogação do regime fiscal criado especialmente para a Ford na Bahia, que expira neste ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: