Serys quer LDO aprovada na próxima terça-feira

Da Redação | 11/07/2008, 12h37

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), relatora da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), disse esperar que a matéria, que está pronta para ser votada no Congresso Nacional, seja aprovada na próxima terça-feira (15), em sessão conjunta marcada para as 19h. Nesta sexta-feira (11), em Plenário, Serys informou que a proposta, aprovada por unanimidade na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), contempla emendas de 95% dos deputados e a totalidade das emendas dos senadores e atende às aspirações da população brasileira.

Serys destacou ainda que há 21 anos a LDO não era aprovada dentro do prazo e que, neste ano, a aprovação foi feita com quatro dias de antecedência. Ela disse que o texto final é fruto de amplas discussões com todas as bancadas estaduais e lideranças partidárias. A senadora também frisou que foi possível respeitar o prazo devido à competência dos consultores técnicos e à determinação do presidente da CMO, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). Ela observou que a proposta só não foi aprovada pelo Congresso na quinta-feira (10) por falta de quórum na Câmara dos Deputados.

- Buscamos formatar uma Lei de Diretrizes Orçamentárias para o país, em 2009, que atenda aos interesses, às necessidades e às aspirações da população brasileira como um todo e que não seja fruto e produto de vontades individuais dos parlamentares - disse.

G8 + 5

Em seu pronunciamento, Serys também informou que participou, no final de junho, do Fórum Internacional de Parlamentares do G8 + 5, em Tóquio (Japão), no qual foi elaborado o documento sobre mudanças climáticas que substituirá o Protocolo de Kyoto a partir de 2012. Tal documento foi apresentado pelo primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, na reunião do G8 + 5 realizada esta semana em Hokkaido, também no Japão.

A senadora ressaltou que os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e John McCain, participaram do fórum por meio de videoconferência. Ela lembrou que aquele país não tem participado das discussões sobre diminuição das emissões de gás carbônico. Biocombustíveis, desmatamento e comércio de carbono foram temas também abordados na reunião, contou Serys. Participaram ainda do fórum o senador Renato Casagrande (PSB-ES) e o deputado Antonio Palocci (PT-SP).

Rodovias

A senadora também defendeu a ampliação da malha rodoviária federal que há em Mato Grosso, utilizada para escoar a produção do estado. Serys disse que Mato Grosso é o maior produtor brasileiro de carne bovina e grãos, especialmente soja, e o segundo maior produtor de frango - produtos destinados, em sua maior parte, à exportação.

Na opinião da senadora, a infra-estrutura oferecida a Mato Grosso é muito pequena para um estado que possui tantas terras e apresenta um grande potencial de aumento da sua produção agropecuária, com sustentabilidade ambiental.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: