Tuma comemora 76 anos da Revolução Constitucionalista de 32

Da Redação | 09/07/2008, 18h08

O senador Romeu Tuma (PTB-SP) comemorou nesta quarta-feira (9) os 76 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, ocasião em que, recordou, os paulistas exigiram a reconstitucionalização do país. Tuma lembrou ainda que, a reconquista do direito de voto se deu no semestre seguinte à rendição de São Paulo, e a ordem constitucional teria sido restituída um ano depois.

- É difícil dizer algo que ainda não tenha sido dito desta tribuna sobre a Revolução de 32, tamanha sua contribuição histórica. A primeira conseqüência foi a Constituição de 34 e, nesta, nasceu o voto feminino, entre outras conquistas populares - ressaltou o parlamentar.

Romeu Tuma disse discordar do posicionamento daqueles que vêem a Revolução Constitucionalista como um fato histórico ocorrido somente pela vontade da "elite paulista", o que considera uma avaliação simplista. Para o senador, o movimento teve origem popular e foi marcado por diversas lideranças, entre as quais citou parlamentares, radialistas, radioamadores, políticos e militares.

O representante por São Paulo citou o historiador Paulo Nogueira Filho, segundo o qual o ideal dos integrantes da revolução pode ser resumido em "um regime de democracia representativa, dentro da mais ampla autonomia federativa".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: