Ideli comunica sanção da lei que institui piso nacional para professores

Da Redação | 09/07/2008, 15h39

A líder do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), comunicou ao Plenário que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará, no próximo dia 16, a lei que institui o piso salarial nacional de professores. O estabelecimento de um piso para a categoria, disse a senadora, é o resultado de "uma luta histórica" dos que acreditam que a melhoria da qualidade na educação passa pela valorização do profissional.

Segundo a parlamentar, no mesmo dia o presidente sancionará a lei que cria 50 mil cargos de professores e de técnicos administrativos para as 150 escolas técnicas que estão sendo construídas pelo governo federal. Ela afirmou que Lula quer inaugurar muitas dessas escolas no ano que vem, quando as escolas técnicas completam 100 anos no Brasil.

Ainda no dia 16, acrescentou Ideli, Lula deverá encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei que transforma a rede de ensino técnico profissionalizante em um instituto federal de educação tecnológica. De acordo com a senadora, a medida permitirá que todas as escolas técnicas, agrotécnicas e colégios agrícolas tenham a possibilidade de ofertar não só cursos de nível médio profissionalizante, mas também cursos de nível superior, licenciatura para preparar professores e cursos de nível superior, de tecnólogos e de engenharia "para preparar a juventude, dando a formação adequada".

Na mesma solenidade, informou a senadora, o presidente assinará o projeto de lei que cria a Universidade da Fronteira Sul. De acordo com Ideli, essa universidade abrange o oeste de Santa Catarina, parte da região norte do Rio Grande do Sul e do sudeste do Paraná. Essa região, segundo ela, é onde está a maior concentração de agricultura familiar do país e é responsável "pela maior produção de proteína do mundo, com suínos, aves e leite".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: