Casagrande saúda presidente do IPCC e defende debate sobre energia alternativa

Da Redação | 11/06/2008, 15h54

Em nome do Senado Federal, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) deu boas vindas a Rajendra Pachauri,presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que dividiu o Prêmio Nobel da Paz de 2007 com o ex-vice-presidente norte americano Al Gore. Rajendra Pachauri estava em visita ao Senado. 

Casagrande ressaltou o trabalho desenvolvido pelo indiano e disse que o Senado tem um grupo de trabalho em que vários parlamentares debatem constantemente a questão ambiental, contando inclusive com a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva (PT-AC) que é referência internacional nesta área. O senador observou que o fortalecimento do debate ambiental se deve ao trabalho desenvolvido pelo IPCC.

- Os relatórios do IPCC servem de base para os nossos estudos e pesquisas, mas causaram um grande impacto político na sociedade, que passou a pressionar os governantes, os acadêmicos e quem tem a capacidade de implementar uma política nessa área. Tanto é que agora o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional a política nacional sobre mudanças climáticas - afirmou.

O senador lembrou que ainda é preciso um bom protocolo com os países ricos após 2012, saindo do discurso e caminhando para a implementação efetiva de políticas de combate à emissão de carbono. Na avaliação de Casagrande, também é preciso sair do debate do interesse comercial e partir para o debate de fontes alternativas de energia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: