Osmar Dias cobra segurança para municípios do sudoeste do Paraná

Da Redação | 27/05/2008, 16h46

Em pronunciamento nesta terça-feira (27), o senador Osmar Dias (PDT-PR) destacou a presença, em Plenário, de 40 vereadores do sudoeste do Paraná que vieram a Brasília reivindicar do governo investimentos em segurança e educação. Osmar Dias informou que as pequenas propriedades rurais são predominantes no sudoeste do Paraná e que a região atravessa sérios problemas de segurança.

Segundo o senador, a população das cidades cresceu e os problemas "cresceram juntos", sem o correspondente aumento do contingente policial.

- A região não pode continuar desassistida, desamparada. O contrabando de drogas e armas pela fronteira do Brasil com o Paraguai só vai ser contido quando o governo do estado fizer uma parceria com o Exército e a Polícia Federal para impedir o ingresso de drogas, que é o instrumento mais eficaz para levar a juventude a cometer atos de violência - afirmou.

Os vereadores, segundo Osmar Dias, também reivindicam a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei do Executivo que estabelece o piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica (PL 619/07).

- Eles querem R$ 1.050. Mas, se pelo menos for aprovado esse piso de R$ 950, os professores vão ter a garantia de que não vão ter que exercer sua profissão - digna e difícil, porque exige muito esforço e dedicação - ganhando, muitas vezes, o salário mínimo. É uma reivindicação justíssima e é uma atribuição nossa, do Congresso Nacional, aprovar um piso salarial digno, decente, para que os professores do país inteiro tenham a garantia de começar recebendo um salário justo por aquilo que fazem - defendeu.

Em apartes, os senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Flávio Arns (PT-PR) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) manifestaram solidariedade aos prefeitos paranaenses.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: