Mão Santa culpa governo por desemprego elevado entre jovens no Brasil

Da Redação | 21/05/2008, 19h21

Ao repercutir levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicando elevadas taxas de desemprego entre jovens de 15 a 24 anos em seis regiões metropolitanas do país, o senador Mão Santa (PMDB-PI) atribuiu ao governo federal a responsabilidade pela geração insuficiente de postos de trabalho.

Segundo Mão Santa, o governo Luiz Inácio Lula da Silva tem gastado muito tempo com campanhas publicitárias - seguindo o exemplo do ex-ditador nazista Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial -, realizadas para difundir entre a população uma falsa percepção de prosperidade do país. E faria isso em vez de se dedicar à implementação de medidas efetivas de geração de empregos.

Mão Santa criticou também o programa Bolsa-Família. Em sua avaliação, a concessão desse benefício pelo governo federal, ainda que tenha efeito importante na melhoria dos indicadores de distribuição de renda, não contribui para o crescimento da produção econômica.

- Tem que se entender que transferências não geram riquezas, não geram! Dividiu, está certo, mas nós estamos nos empobrecendo. O que gera riqueza é o trabalho e o trabalhador. Mas como [gerar riqueza] se a juventude não tem trabalho, não tem emprego?- questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: